« Dezembro 2018 »
Dezembro

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2016 Fevereiro Treinamento capacita para empreendimentos de economia solidária
29/02/2016 - 13h25m

Treinamento capacita para empreendimentos de economia solidária

Secretaria do Trabalho e Emprego vai operacionalizar visitas de comissões ao Estado

Treinamento capacita para empreendimentos de economia solidária

Encontro para treinamento das comissões do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) participou do treinamento das comissões do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol). O encontro foi uma formação técnica para que elas possam atuar na certificação dos empreendimentos de economia solidária de Alagoas.

Os membros das comissões vão visitar e, a partir de agora, validarão ou não os empreendimentos de economia solidária por meio da Declaração de Empreendimento Econômico Solidário de Alagoas (Dcsol). A Secretaria do Trabalho e Emprego vai operacionalizar as visitas das comissões no Estado

De acordo com a coordenadora de qualificação e economia solidária da Sete, Maria Anunciada, o Decsol é uma espécie de certificado de que o empreendimento é de economia solidária.

“Não basta simplesmente o empreendedor se autodenominar, ele vai ter que provar que é de economia solidária e essa comprovação vai se dá através da avaliação dos membros das comissões que terão que ser criteriosos no momento de validar ou não o empreendimento”, disse.

A chefe do núcleo de economia solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE), Maria Aparecida Tenório Magalhães, destacou a importância do Dcsol para os empreendimentos.

“Por meio da Declaração que tem validade de dois anos, o empreendimento de economia solidária terá acesso as políticas públicas como crédito, participação em eventos, projetos e ações governamentais nas três esferas, municipal, estadual e federal”, afirmou.

O treinamento das comissões do Cadsol foi ministrado pela consultora Lidiane Freire, representante da Rede Xique Xique, do Rio Grande do Norte, entidade conveniada à Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) que promoveu o evento.

O curso contou com 25 membros representando empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e gestores públicos do Estado e Município.