Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner_SEMARH_consulta_publica.png

« Junho 2018 »
Junho
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Tag Cloud

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Junho Oficina capacita profissional a retornar ao mercado de trabalho em Alagoas
16/06/2015 - 09h23m

Oficina capacita profissional a retornar ao mercado de trabalho em Alagoas

Finalidade da Secretaria de Trabalho é dar suporte emocional e elevar a auto-estima daqueles que estão desempregados

Oficina capacita profissional a retornar ao mercado de trabalho em Alagoas

istema Nacional de Emprego (Sine): a busca para retornar ao mercado de trabalho

A perda do emprego pode ser uma das ocasiões mais dolorosas e traumáticas que uma pessoa pode enfrentar.  Para muita gente, afeta todos os aspectos da vida, das relações interpessoais até mudanças no sono.

Diante disso, o setor de orientação da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego inseriu no curso ao trabalhador uma nova abordagem, direcionada para as pessoas que procuram a habilitação ao seguro desemprego na rede estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A finalidade é, além de capacitar o profissional para retornar ao mercado de trabalho, dar suporte emocional e elevar a auto-estima daquelas pessoas que, por terem perdido o emprego, se encontram em situação desconfortável.

É o caso da professora Kícia Carlos, 21 anos, desempregada há um mês, após ensinar por seis anos em uma escola. Ela participou do curso no Sine Centro, com outras pessoas que foram tentar habilitação ao seguro desemprego.

“Gostei muito dessa oportunidade de puder fazer uma reciclagem profissional. As dicas de comportamento diante das entrevistas de seleção, da postura no teste e da rede de contatos foram muito valiosas. Mas o processo motivacional do curso foi muito importante para quem passa por essa experiência negativa de desemprego”, declarou.

Para a psicóloga Ana Lúcia Barros, a perda do emprego pode causar sentimentos de ira, inadequação, medo, vergonha, fracasso, isolamento, constrangimento e o desenvolvimento de uma depressão situacional.

“Levantando os dados do Sine, observamos que o público que procura o seguro desemprego necessita de um suporte emocional e qualificação profissional. Juntamos as duas coisas no curso e eles estão aprovando a nova abordagem”, explicou.

As dicas que são passadas pelo curso abordam algumas atitudes que o cidadão deve empreender durante o período de desemprego. Entre eles, destacam-se: ser proativo, desenvolver um plano de busca, exercitar-se, sair de casa e cadastrar-se para receber ajuda do governo.

Ações do documento
banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

Portal da Transparência

relatorio_emprego_renda.png

Banner observatorio.jpg

procon.jpg