Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner_SEMARH_consulta_publica.png

« Setembro 2018 »
Setembro
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Tag Cloud

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Junho Estado defende política nacional de resíduos sólidos no congresso de catadores
17/06/2015 - 09h05m

Estado defende política nacional de resíduos sólidos no congresso de catadores

Prefeituras devem se conscientizar e cumprir lei que determina contratação de cooperativas, diz secretário do Trabalho

Estado defende política nacional de resíduos sólidos no congresso de catadores

Rafael Brito fala aos catadores no congresso estadual

“O Governo de Alagoas vai usar todas as ferramentas disponíveis para conscientizar as prefeituras alagoanas a cumprir a lei nacional de resíduos sólidos que determina contratação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis a fim de que minimizem o déficit social no Estado e ajudem a fortalecer iniciativas de preservação ao meio ambiente”.

A declaração foi feita pelo secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, durante a abertura da 5ª edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis realizada nessa terça-feira (16). Ele se comprometeu em ser um articulador entre os poderes executivos municipais e as cooperativas e associações.

“Já existe uma política nacional que defende a parceria entre os municípios e as cooperativas. O que o Estado deseja é que ela seja colocada em prática e para isso não vai medir esforços para que os atores desse processo compreendam a necessidade de trabalharem em conjunto. Vai ser bom para os trabalhadores. Melhor ainda para o município”, afirmou Rafael.

Também prestigiando o evento, o secretário adjunto Lailson Ferreira Gomes enfatizou aos mais de 60 catadores de dez municípios presentes que a Secretaria do Trabalho e Emprego está de portas abertas para dialogar com os trabalhadores desse segmento profissional.

“O Governo de Alagoas por meio da Secretaria do Trabalho e por sua vez do programa Cata Mais, demonstra o apoio e o compromisso que tem com as cooperativas e associações. Tenho certeza absoluta que juntos vamos fazer a diferença e avançar na consolidação das entidades de reciclagem de resíduos sólidos no Estado”, lembrou.

Realizado no Recanto Sagrado Coração de Jesus, na Serraria, o primeiro dia de congresso teve como tema central “União para vencer, contratação para crescer...”. O evento foi uma articulação da comissão do movimento de catadores no Estado, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) e acompanhamento técnico do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” (patrocinado pela Petrobras).

Marcaram presença catadores dos municípios de Arapiraca, Satuba, Coruripe, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Pariconha, Piranhas, Paripueira e Inhapi; além de representantes das três cooperativas de Maceió – Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).

Ações do documento
banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

Portal da Transparência

relatorio_emprego_renda.png

Banner observatorio.jpg

procon.jpg