« Julho 2018 »
Julho

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 MARÇO Arapiraca sedia 1º Encontro Territorial do projeto de economia solidária Produzir Juntos
15/03/2014 - 12h08m

O encontro aconteceu na casa do Idoso e serviu para iniciar o processo de formação em economia solidária e de incubação dos grupos no Produzir Juntos, através de um diagnóstico simplificado da realidade local

Viviane Chaves

Mais um importante passo foi dado para o fortalecimento da Economia Solidária em Alagoas. Na última sexta-feira (14), a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) promoveu no município de Arapiraca o Encontro Territorial do projeto Produzir Juntos, evento que teve a parceria da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) e seu projeto “Crescer”, contando com a presença de representantes dos sete grupos do município, contemplados no projeto, que representam um total de 155 pessoas dos ramos de artesanato, alimentos e costura.

O encontro aconteceu na casa do Idoso e, segundo o coordenador de Economia Solidária e Inclusão Produtiva da Seteq, Eugênio Dantas, serviu para iniciar o processo de formação em economia solidária e de incubação dos grupos no Produzir Juntos, através de um diagnóstico simplificado da realidade local, bem como esclarecer dúvidas sobre essa nova forma de economia que se fortalece em todo o país como uma grande alternativa para o crescimento de pequenos negócios.

“Temos avançado muito e, a partir da contratação do agente de desenvolvimento e do consultor, que acontecerá em breve, os grupos estarão sendo acompanhados nos seus locais de funcionamento contribuindo para melhorar a produção e a comercialização dos produtos, de forma que atendam às variadas exigências como, por exemplo, as de higiene e as ambientais. O envolvimento dessas pessoas e o interesse com os questionamentos, durante o evento, nos deram a certeza de que o projeto vem para contribuir com a melhoria de vida das famílias que produzem e comercializam seus produtos e que sofrem por não conhecer a importância do envolvimento na economia solidária”, ressaltou Eugênio Dantas.

Pela manhã, o professor doutor, pesquisador da economia solidária, César Nonato, proferiu palestra e, de forma dinâmica, mostrou conceitos, formas e meios de inserção no contexto da economia solidária e apresentou um mapeamento dos empreendimentos existentes no Estado e os inseridos no projeto Produzir Juntos. À tarde, Jairo José Silva, consultor em Economia Solidária da Seteq, juntamente com Eliane Oliveira e Denise Oliveira, representantes do Fórum Alagoano de Economia Solidária, promoveram uma dinâmica para conhecer o sentimento de cada um dos envolvidos. A entidade tem assento na comissão de acompanhamento do projeto Produzir Juntos.

Eunice Maria dos Santos é costureira no povoado Pau Ferro, zona rural de Arapiraca e, com mais 24 pessoas, há dois anos fez parte de uma iniciativa de economia solidária. Atualmente sem trabalho ela sonha com o retorno do projeto através do Produzir Juntos. “Estou feliz em fazer parte dessa iniciativa do governo do Estado e sei que em breve estaremos confeccionando roupas. Éramos as mais conhecidas do município e tivemos que parar por problemas financeiros, mas queremos voltar a costurar em grupo com a ajuda do projeto”, afirmou.

A mesma perspectiva tem as amigas Cícera Edjane e Edja Francisca, do povoado Baixa da Onça, também em Arapiraca. Elas produzem bolo de macaxeira e broa através da AMBROBOLOS - Associação de Mulheres Produtoras de Bolos de macaxeira e outros derivados da agricultura familiar, liderada por Larissa Alexandre. “Não temos máquinas industriais e ainda produzimos de forma artesanal. Melhoramos muito, mas precisamos adquirir as máquinas e, através do Produzir Juntos, iremos conseguir. Somos mulheres da roça e, através desse trabalho, ajudamos na despesa da casa porque já fornecemos para lanchonetes, escolas da rede municipal e ainda vendemos para a população”, contou Cícera Edjane.

No final da tarde, Eugênio Dantas, coordenador do Projeto e representando a Secretária de Estado do Trabalho, Stella Albuquerque, encerrou o evento quando demonstrou seu entusiasmo. “Houve uma energia muito positiva e produtiva no encontro e dessa forma estamos dando um importante passo na construção de novas idéias e ideais e essas nascem das pessoas. Assim todos nós somos os responsáveis (sociedade e os governos) pelo sucesso”. Agradeceu o apoio da Semics na pessoa da Secretária Myrka Lúcio e das técnicas que apoiaram e organizaram diretamente o evento; Nívea Ramos, Wisterlanya Gama, Vera Neide Leão e Raquel Maria. Finalizando convidou todos para a regional da III Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontecerá dia 10 de abril em Arapiraca.