« Dezembro 2018 »
Dezembro

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 JANEIRO Governador Teotonio Vilela dá posse à nova secretária do Trabalho
27/01/2014 - 10h10m

Governador Teotonio Vilela dá posse à nova secretária do Trabalho

Governador Teotonio Vilela dá posse à nova secretária do Trabalho

O governador Teotonio Vilela Filho empossou na manhã desta sexta-feira (24) a nova secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), Stella Albuquerque. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu no auditório do Palácio República dos Palmares, na presença de outros secretários, representantes do Legislativo e do Judiciário, servidores, amigos e familiares. Stella assume o lugar de Alberto Sextafeira, que esteve à frente da pasta nos últimos dois anos e que volta a ocupar uma das cadeiras do Parlamento alagoano.

A indicação da doutora em Educação Stella Albuquerque foi técnica. Ela era a superintendente de Qualificação Social e Profissional da Secretaria desde 2011 e, antes disso, titular da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação do Estado. Com grande e experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, Stella foi diretora da Unidade de Ensino Descentralizada/Cefet-AL em Palmeira dos Índios, atualmente Ifal. Ela é também professora/doutora dos cursos de graduação e pós-graduação em formação de professores do Centro de Ensino Superiores de Maceió (Cesmac).

Em seu discurso de posse, Stella agradeceu a confiança nela depositada pelo governador e a oportunidade de estar numa pasta cujas ações impactam diretamente a vida de cada cidadão alagoano. “Sinto imensa honra pela escolha, sobretudo porque acredito e confio nesse governo balizado na seriedade, honestidade e competência”, enfatizou a secretária, garantindo trabalho e empenho técnico na Seteq.

Stella destacou ainda que os programas e projetos desenvolvidos na secretaria terão continuidade durante sua gestão. “Alberto Sextafeira, estarei à frente da pasta que você conduziu e estruturou nesses últimos dois anos. Firmo o meu compromisso com as metas e objetivos da Seteq, na obrigação de ajudar, particularmente, as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica que nos procuram em busca de inclusão social por meio das políticas públicas de trabalho e geração de renda”, reforçou.

Para o ex-secretário Alberto Sextafeira, a história de Alagoas será contada no seu devido tempo, quando “os filhos e netos se lembrarem desse governo pela coragem de ter investido fortemente na qualificação profissional”. Em sua fala emocionada, ele agradeceu a oportunidade de ter servido mais uma vez aos alagoanos, ressaltou as muitas conquistas do governo Teo e assegurou que a escolha da nova secretária não foi à toa. “Sem falsa modéstia, dei minha contribuição a esse Estado e tenho certeza que, hoje, Alagoas estará melhor com Stella assumindo a Secretaria do Trabalho. Esse governo, o nosso governo, não pode se arrepender de fazer o bem”, disse Sextafeira.

Durante sua fala, o governador Teotonio Vilela exaltou as qualidades da Seteq dentro de uma engrenagem administrativa que ele chamou de ‘organismo’. “Esse governo é um organismo uno, onde só funciona quando cada um está exercendo seu papel. E a Secretaria do Trabalho vem cumprindo suas metas. Abrimos novos Sines (Sistema Nacional de Emprego), promovemos cursos profissionalizantes, acolhemos programas federais para organizar a máquina e geramos emprego para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos”, disse o governador, agradecendo o trabalho do ex-secretário e desejando boas-vindas à nova secretária Stella.

Economia Solidária

Durante a solenidade de transmissão de cargo, o governador sancionou a nova Lei de Fomento à Economia Solidária do Estado e a Lei que cria o Conselho Estadual de Economia Solidária. A Secretaria do Trabalho desenvolve hoje dois grandes projetos nessa área, o Juntos Catamais e o Produzir Juntos.

O Produzir Juntos atenderá inúmeros empreendimentos econômicos solidários do Sertão, Região Metropolitana e Vales do Mundaú e Paraíba, totalizando 19 municípios. O objetivo é desenvolver os empreendimento dessas cidades, dando mais possibilidades para que desenvolvam habilidades que já possuem e criem mecanismos para que o processo de autogestão flua com mais intensidade no interior desses empreendimentos.

Já o Juntos Catamais é uma iniciativa que irá contemplar 2.800 catadores de materiais recicláveis dos municípios da Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. O objetivo é contribuir com a geração de trabalho e renda desses profissionais e criar condições de superação da extrema pobreza. O Juntos Catamais é um convênio celebrado entre o Estado e o Ministério do Trabalho no valor de sete milhões.