« Outubro 2018 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 ABRIL Terceira Conferência Regional de Economia Solidária é promovida em Cajueiro
04/04/2014 - 09h24m

Terceira Conferência Regional de Economia Solidária é promovida em Cajueiro

O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Cajueiro, Atalaia, Viçosa, Capela e Murici.

Terceira Conferência Regional de Economia Solidária é promovida em Cajueiro

Viviane Chaves e Aurélio Novaes

Durante todo o dia de ontem, o município de Cajueiro sediou a terceira Conferência Regional de Economia Solidária promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional com o apoio da prefeitura municipal através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho. Com o tema “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir de forma associativa e sustentável”, o evento contou com a participação de representantes dos municípios de Cajueiro, Atalaia, Viçosa, Capela e Murici.

A secretária de Estado do Trabalho, Stella Albuquerque, abriu as discussões e falou do empenho do governo do Estado para a consolidação da economia solidária e para a conferência estadual. “Os representantes dos empreendimentos são os protagonistas do movimento da economia solidaria. Sabemos que não é fácil, por vivermos em uma sociedade capitalista mas se as pessoas não se unirem e cooperarem entre si não teremos outra forma de gerar renda, se não o emprego formal. o movimento se torna ainda embrionário em Alagoas, por isso precisamos caminhar juntos para consolidarmos os empreendimentos. A Secretaria de Estado do Trabalho vem empreendendo esforços para que esta nova forma de economia se fortaleça e esse evento é um caminho porque a saída é a economia solidária”, ressaltou.

A secretária Municipal de Assistência Social e do Trabalho, Caroline Toledo falou do quanto é entusiasta pelo tema e que enquanto gestora pública da pasta está empenhada e no patrocínio da economia solidária para o resgate de entidades como a associação de costureiras, com a construção de uma sede e a Vila Lengo Arte, que vai proporcionar a venda de alimentos regionais da economia solidária. “Nossos esforços estão dedicados a geração de emprego e renda para a população”, completou..

Reforçando as palavras da secretária municipal, a prefeita Lucila Toledo demonstrou a felicidade de participar de um momento importante, principalmente pela participação que teve com o tema quando foi secretária de Estado do Trabalho há cerca de 20 anos. “Sempre estive envolvida com a economia solidária e os empreendimentos podem contar com o apoio do município de Cajueiro para o fortalecimento dos empreendimentos. Sediar essa conferência para nós é um marco histórico e uma grande oportunidade”, ressaltou.

Durante o evento, foi feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária considerando as deliberações das Conferências Nacionais de Economia Solidária. O coordenador Eugênio Dantas e o membro da Comissão organizadora Jairo Silva promoveram palestra com tema pertinente à conferência e provocou um debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária fomentadas pelos governos federal, estadual e municipal e pela sociedade civil.

A conferência de Cajueiro foi desenvolvida de modo a articular e integrar as diferentes políticas públicas que abrangem a economia solidária, garantindo a abordagem a partir dos eixos temáticos Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis; Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias; Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento e Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Políticas Públicas.

O encerramento aconteceu após com a apresentação dos resultados das propostas deliberadas e a eleição dos 12 delegados que participarão da III Conferência Estadual de Economia Solidária, dias 19 e 20 de maio, na Associação Comercial de Maceió, sendo 50% de empreendimentos, 25% de entidades de apoio e 25% de gestores públicos, respeitando a garantia de, no mínimo, 50% de mulheres e a representação de diversas formas de expressão de economia solidária no estado como povos e populações tradicionais  considerando questões étnicas e geração, sobretudo jovens.

Os encontros regionais ainda acontecerão em Maragogi, na próxima terça-feira, dia 8; Arapiraca, dia 10; Coruripe, dia 15; Delmiro Gouveia, dia 24 e Maceió dia 29 de abril.

A Conferência Regional de Cajueiro registrou ainda contou com as presenças da secretária adjunta do Trabalho Betânia Jatobá, de representantes do Fórum Estadual de Economia Solidária, da Superintendência Regional do Trabalho e da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, membros da Comissão de organização do evento, da coordenadoria do programa de economia solidária Produzir Juntos de Cajueiro, de secretários municipais, vereadores e do Sindicato da Agricultura Familiar.