« Dezembro 2018 »
Dezembro

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 ABRIL Seteq promove a II Conferência Regional de Ecosol em Arapiraca
11/04/2014 - 06h13m

Seteq promove a II Conferência Regional de Ecosol em Arapiraca

Durante a solenidade de abertura da II Conferência, a secretária Stella Albuquerque destacou que o governo de Alagoas está empenhado na tarefa de fomentar e mobilizar os empreendimentos solidários, a fim de consolidar a proposta de economia solidária no Estado

Seteq promove a II Conferência Regional de Ecosol em Arapiraca

O governo de Alagoas continua promovendo, em todas as regiões administrativas do Estado, as conferências regionais de Economia Solidária (Ecosol). Depois de realizar os encontros em Cajueiro e Maragogi, nesta quinta-feira (10) foi a vez da cidade agrestina de Arapiraca sediar o evento, que este ano tem como tema “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

A plenária, presidida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), em parceria com a prefeitura de Arapiraca, aconteceu na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do município, reunindo representantes de vários grupos temáticos para a discussão dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária no Estado.

Durante a solenidade de abertura da II Conferência, a secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Stella Albuquerque, destacou que o governo de Alagoas está empenhado na tarefa de fomentar e mobilizar os empreendimentos solidários, a fim de consolidar a proposta de economia solidária no Estado. “Buscamos favorecer as pessoas que não têm acesso ao emprego formal, tirando-as da pobreza e gerando renda por meio da produção coletiva. É assim que colocamos essas pessoas na perspectiva da inclusão econômica, para que elas façam parte dessa nova economia, a solidária, que já se desponta promissora no século 21”, refletiu a secretária.

Enquanto instância máxima de participação e deliberação da sociedade civil e do governo, as conferências têm, entre outros objetivos, a incumbência de elaborar planos municipais e territoriais de Ecosol, levando-se em conta as especificidades de cada região. Para isso, os conferencistas são divididos em grupos de trabalho, observando os eixos temáticos ‘produção, comercialização e consumo’; ‘financiamento: crédito e finanças solidárias’; ‘conhecimentos: educação, formação e assessoramento’ e ‘ambiente Institucional: legislação e integração de Políticas Públicas’. A partir daí, as propostas serão condensadas e encaminhadas para a conferência estadual e, posteriormente, para a nacional, que acontecerá em novembro.

Participaram do encontro a secretária adjunta da Indústria, Comércio e Serviços de Arapiraca, Sandra Alves, o vereador do município Josias Albuquerque, a representante dos grupos de economia solidária local Maria Girleide Rodrigues e a representante da Secretaria da Mulher e do Idoso de Teotônio Vilela, Edleide Caldas.

Fazem parte do polo de Arapiraca os municípios de Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Belém, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Maribondo, Palmeira dos Índios, Tanque d’Arca, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Olho d’Água Grande, São Brás, Traipu, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Porto Real do Colégio e São Sebastião.

Próximas Conferências

O governo de Alagoas ainda vai realizar conferências em Coruripe, no dia 15; Delmiro Gouveia, fechando a com a metropolitana de Maceió, no dia 24 próximo.