« Junho 2018 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 ABRIL Cajueiro sedia Conferência Regional de Economia Solidária nesta quinta
02/04/2014 - 22h51m

Cajueiro sedia Conferência Regional de Economia Solidária nesta quinta

Tema terá enfoque no plano nacional de Economia Solidária para promover direito de produzir de forma associativa e sustentável

Viviane Chaves

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional promove nesta quinta-feira (3), a partir das 9 horas, a III Conferência Regional de Economia Solidária,  na cidade de Cajueiro, com o tema “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir de forma associativa e sustentável”.

O evento vai contar com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social  e do Trabalho de Cajueiro e terá a participação de representantes dos municípios de Chã Preta, Ibateguara, Pindoba, Santana do Mundaú, São José da Lage, União dos Palmares, Viçosa, Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Mar Vermelho, Murici, Paulo Jacinto e Quebrangulo.

“A criação da Lei Estadual de Economia Solidária em Alagoas já é um avanço.  Fizemos duas conferências estaduais e agora estamos contribuindo com a construção do plano nacional. Também avançamos com o projeto Produzir Juntos e com essas discussões iremos avançar ainda mais, uma vez que estamos engajados e evoluindo nessa nova forma de se fazer economia”, ressaltou a secretária do Trabalho, Stella Albuquerque.

Durante o evento, será feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária considerando as deliberações das Conferências Nacionais de Economia Solidária e após palestra com tema pertinente ao tema será provocado um debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil. A pretensão ainda é elaborar planos municipais e territoriais  de Economia Solidária e contribuir para a construção do plano nacional.

A conferência de Cajueiro deverá ser desenvolvida de modo a articular e integrar as diferentes políticas públicas que abrangem a economia solidária, garantindo a abordagem a partir dos eixos temáticos Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis; Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias; Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento e Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Políticas Públicas.

As discussões serão finalizadas com a apresentação dos resultados das propostas deliberadas e a eleição dos 12 delegados que participarão da III Conferência Estadual de Economia Solidária, dias 19 e 20 de maio, na Associação Comercial de Maceió, sendo 50% de empreendimentos, 25% de entidades de apoio e 25% de gestores públicos, respeitando a garantia de, no mínimo, 50% de mulheres e a representação de diversas formas de expressão de economia solidária no estado como povos e populações tradicionais  considerando questões étnicas e geração, sobretudo jovens.

Os encontros regionais ainda acontecerão em Maragogi, no próximo dia 8; Arapiraca, dia 10; Coruripe, dia 15; Delmiro Gouveia, dia 24 e Maceió dia 29 de abril.